domingo, 9 de fevereiro de 2014

Yoga do Sonho

É dito que a prática da Yoga do Sonho aprofunda nossa consciência durante toda nossa experiência: os sonhos da noite; a experiência do “como um sonho” no dia a  dia; e as experiências do “bardo” depois da morte. De fato a prática da Yoga do Sonho é uma ferramenta poderosa de acordar, usado por centenas de anos pelos grandes mestres de tradições tibetanas. Diferente da abordagem da psicologia ocidental em relação aos sonhos, a meta final da Yoga do Sonho tibetana é o reconhecimento da natureza da mente e/ou a própria iluminação.

Os ensinamentos de Tenzin Wangyal Rinpoche sobre a Yoga do Sonho são do Tantra Mãe (Ma Gyud), um dos ciclos mais importantes dos ensinamentos da tradição budista Bön do Tibet. Durante seus retiros, Rinpoche discute as relações entre o sonhar e o estar acordado e, entre o sonhar e a morte. Ele também instrui nas “quatro preparações” para o sono e seus usos como métodos de sonhos lúcidos.


Para mais informações:


  • Informações aprofundadas sobre a Yoga do Sonho podem ser encontradas no livro de Tenzin Wangyal Rinpoche:  Os Yogas Tibetanos do Sonho e do Sono (Devir Editora, 2010)  que estará disponível para venda durante o workshop no Brasil.  A edição em inglês disponível para compra online do  Ligmincha Institute's Bookstore & Tibet Shop. 
  •  Você pode escutar uma entrevista online com Rinpoche no qual ele discute a Yoga do Sonho (“Sono como uma viagem espiritual”) em Buddhist Geeks.


Uma entrevista com Rinpoche sobre o retiro de Yoga dos Sonhos de 2008 em Serenity Ridge que segue abaixo:

              Sobre os ensinamentos da Yoga dos Sonhos – uma entrevista com                       Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche

Em 19 de fevereiro de 2008, Tenzin Wangyal Rinpoche ofereceu uma breve síntese de seus ensinamentos na seguinte entrevista a newsletter Voice of Clear Light:

Voz de Clara Luz: Você ficou ensinando a Yoga dos Sonhos várias vezes no decorrer dos poucos anos desde a publicação do seu livro Os Yogas Tibetanos dos Sonho e do Sono. O que seus ensinamentos darão ênfase neste retiro de outono?
Tenzin Wangyal Rinpoche: Como sempre, a informação central continua a mesma, mas a abordagem a esta informação, e particularmente como esta informação é aplicada, muda de um retiro para o outro. Quanto mais tempo eu venho dando estes ensinamentos e quanto mais tempo meus alunos têm praticado, mais simples vai ficando, mais direto e eficiente os ensinamentos se tornaram. Espero que eu possa dar ênfase a alguns dos elementos mais essenciais do ensinamento com maneiras mais eficazes de se relacionar a prática ao estilo de vida moderna e ao indivíduo moderno. Basicamente, neste outono, estarei dando ênfase à nata dos ensinamentos, o néctar dos ensinamentos.

VOCL: O que uma pessoa nova, ganhará provavelmente ao atender a esse retiro?
TWR: Para pessoas que vêm praticando, obviamente é uma oportunidade de entender e se conectar mais profundamente, de aplicar a prática da Yoga do Sonho na sua quintessência. Além disto, eles podem explorar o que não funciona para eles e o que pode funcionar.
É uma oportunidade de reforçar a prática.
Para pessoas vindo pela primeira vez, os ensinamentos da Yoga dos Sonhos pode ser um jeito de descobrir um tempo escondido em suas horas de sono e sonhos, um espaço escondido, um caminho escondido para a prática de meditação em suas vidas – e através desta oportunidade, adiantar seu desenvolvimento espiritual. Muitas pessoas pensam consigo mesmas, “eu não tenho tempo para praticar.” Mas se vc é capaz de usar o sono e o sonho como uma maneira de praticar, de repente vc descobriu 10 ou mais anos a mais para fazer a prática.
Se você não usa este tempo para a prática, você estará usando-o, ao invés disso, para coisas erradas – para sonhos de ignorância, para pesadelos. Se você pode tomar esse tempo, obviamente é uma grande oportunidade para a mudança.

VOCL: Como o engajamento na Yoga do Sonho consegue dar suporte às outras práticas de meditação que a pessoa possa estar fazendo?
TWR: Muitas práticas que fazemos, incluindo formas de visualizações tântricas, requerem um fundamento de se sentir claro internamente. Antes da transformação para uma deidade tummo por exemplo, engajamos em práticas de limpar obstáculos e obscurecimentos. Se consigo me sentir mais claro do que antes, aí posso vivenciar uma transformação mais completa e vívida. Acho que a Yoga do Sonho pode ser de grande ajuda neste aspecto de clarificar.
Obviamente é preciso um certo grau de clareza para se praticar a Yoga do Sonho. É por isso que nos engajamos em práticas preliminares como o tsa lung e as nove respirações de purificação. Você precisa uma atenção clara e aberta aos quatro chakras ao adormecer.
Mas a Yoga do Sonho em si pode ser muito clarificador. Por exemplo, quando você volta a sua atenção para o chakra do coração ao adormecer, qualquer dor que você vem sentindo no seu coração será a causa de manifestação em seus sonhos. Assim, seus sonhos se manifestarão de uma maneira a refletir a dor que vc sente no coração. Durante o sonho lúcido então, você está trabalhando com o chakra do coração de maneira física, energética e mental para clarear aquele aspecto da dor. Uma vez limpado, da próxima vez que voltar a atenção aberta ao chakra do coração ao adormecer, haverá um outro efeito.

VOCL: Quem provavelmente achará a prática da Yoga do Sonho mais acessível e terá os melhores resultados dele?
TWR: Pessoas que tenham uma sensação de sono mais leve, que tenham sonhos mais claros, que tenham a capacidade de desapegar dos estresses do dia de trabalho assim que a noite começa... essas pessoas são as mais prováveis de conseguir se conectar com a prática com bons resultados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário